Placa de Rede

O que é uma placa de rede?

      A placa de rede, também denominada de Network Interface Card é um dispositivo de hardware que tem como função permitir um computador comunicar com outro se ambos estiverem inseridos na rede. É ela que envia e recebe dados provenientes da rede. 

      De acordo com cada taxa de transmissão de dados, barramento ou cabos de rede, as placas de rede serão necessariamente diferentes.

      As placas de rede Ethernet podem ter taxas de transmissão de 10, 100 ou 1000 Mbps (Megabits por segundo) e as placas Token Ring de 4 Mbps e 16 Mbps.

     Devemos sempre utilizar a cablagem adequada à sua velocidade. Usando placas Ethernet de 10 Mbps, por exemplo, devemos utilizar cabos de par trançado de categoria 3 ou 5, ou então cabos coaxiais. No caso de redes Token Ring, os requesitos são cabos de par trançado categoria 2 (recomendável o uso de cabos categoria 3) para placas de rede de 4 Mbps, e cabos de par trançado blindado categoria 4 para placas de 16 Mbps. Devido às exigências de uma tipologia em estrela das redes Token Ring, nenhuma placa de rede Token Ring suporta o uso de cabos caxiais.

      À muitos anos atrás eram apenas possíveis transmissões de 50Kbps (Kilobits por segundo). Conseguem imaginar navegar na Internet desta maneira? Jogar desta maneira? Muitas operações que hoje são do nosso quotidiano não seriam possíveis à uns anos atrás.

      O FTTH, (em português fibra para o lar), é uma tecnologia de ligação de vários edifícios e que providencia serviços de telefone, internet e televisão. Esta tecnologia mais recente e com muitas vantagens veio substituir tecnologias ultrapassadas, como cabos de cobre ou coaxiais. Estes serviços fornecidos através de fibra ótica têm origem no ISP (Operadora de Internet), são posteriormente enviados pela fibra ótica até a nossa casa e depois ligadas a um equipamento (hub, switch,router...) que difunde a internet para o dispositivo através de um cabo, geralmente de cobre ou via wireless. Este sinal dá posteriormente entrada através das placas de rede, o que nos vai permitir enviar e receber todos os pacotes de dados necessários à comunicação.

O Wi-fi está presente na vida de todos nós em toda a hora. É uma tecnologia de rede relativamente recente dado que as únicas estruturas materiais necessárias são uma antena de difusão (AP ou Acess Point), Um meio material, (o ar) e uma placa de rede capaz de descodificar sinal Wi-fi e receber este tipo de rede. Isto beneficia os utilizadores na parte da simplicidade e do custo pois não é necessário comprar cabos, apenas um equipamento capaz de difundir o sinal.

Para se ter acesso à Internet através desta tecnologia necessitamos de estar dentro do raio de difusão da antena. Se for necessário credenciais (se não for uma rede aberta) necessitamos de possuí-las ou não conseguiremos ligar-nos ao acess point por estar protegido.

Normalmente o raio de difusão é cerca de 100 metros (em circunferência) se toda a área estiver desimpedida. Mais actualmente tem conseguido chegar-se aos 300m.

As fichas RJ45 são exclusivas dos cabos STP e UTP, sendo cabos de cobre entrançado, o primeiro com um revestimento isolador e o segundo com apenas os pares de cobre entrançados.

A ficha RJ45 tem 8 conetores, que necessitam de estar na ordem correta de cores, caso contrário os dados são mal enviados e recebidos e a ligação fica defeituosa. Entre equipamentos iguais a ligação é cruzada e entre equipamentos diferentes é direta. Se as cores não estiverem corretas os pacotes de dados não são de todo enviados. Normalmente quando cravamos uma ficha devemos sempre testar a mesma com um medidor apropriado.

Existem diferentes arquitecturas de placas de rede, umas mais rápidas que outras e mais recentes, naturalmente. Dantes, as placas de rede possuíam a arquitectura ISA, limitada a uma velocidade muitíssimo baixa, muito lenta para a banda que precisamos actualmente. Foi gradualmente substituída pelo barramento PCI que permitia velocidades superiores. Atualmente usa-se o PCI Express, geralmente onboard, que permite velocidades muito superiores, adequadas à utilização actual, permitindo uma gestão do fluxo de dados rápida e sem grandes problemas.

     



Clube De Programação
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora