Monitores
O Que é um Monitor?
Um monitor é um dispositivo de hardware essencial para o uso do computador, porém são poucas as pessoas que se interessam pela sua historia. Nos anos 50, a televisão ainda era novidade. Os computadores ocupavam vários metros quadrados, e eram utilizados cartões perfurados para armazenar, e papeis impressos para exibir os dados.
História:
-Imagine o que seriam dos computadores se não demonstrassem o que está sendo feito. Experimente desligar a tela do seu micro e veja como se torna praticamente impossível se orientar sem uma interface gráfica. Monocromáticos, ultrafinos ou que projectem imagens em sua mão, acompanhem a história dos monitores.
-Os primórdios
-Surge a primeira tela
-O exemplo citado não é tão absurdo quanto parece, em meados dos anos 50 exibir os dados processados em uma tela era algo digno de ficção científica. Na verdade, a própria televisão ainda era uma novidade que começava a se tornar popular.
-Os primeiros computadores, aqueles que ocupavam vários metros cúbicos e centenas de metros de cabos, utilizavam cartões perfurados como entrada e muitas páginas de impressão de dados como monitoramento. Somente o cérebro prodigioso dos programadores da época era capaz de compreender o que os incontáveis caracteres significavam.
Tipos de monitores:
-Vantagens e desvantagens
-Existem vários tipos de monitores e vamos falar aqui de alguns deles: Monocromáticos, Cristal Liquido, CRT, LCD, PLASMA, LED, OLED, 3D, Holográfico e AMOLED.
Monocromáticos:
A exemplo do famoso IBM PC na década de 60 a 80, os primeiros monitores de computador eram monocromáticos também chamados de Monitor de fosforo verde. Os caracteres eram exibidos de maneira mais nítida do que nas TVs e o fato de possuírem uma única cor pouco importava, uma vez que os computadores não possuíam capacidade de gerar imagens coloridas.

Cristal Liquido
Os Ecrãs de cristal líquido tiveram a sua exploração iniciada na década de 80 e incorporada nos computadores, especificamente nos laptops, devido ao seu alto custo. Os modelos iniciais eram de cores bem vividas igualmente aos de uma calculadora.

OLED
Baseado em um princípio similar ao plasma, o OLED utiliza díodos orgânicos de carbono no lugar das células de plasma. Além da iluminação, eles se encarregam de gerar as imagens, dispensando o cristal líquido e resultando em uma imagem melhor e gerada mais rapidamente. A principal característica dos Monitores OLED é que antes de tudo ele é um monitor ecológico. As primeiras observações de electroluminescência em materiais orgânicos foram no início de 1950 por André Bernanose e colegas de trabalho na Nancy-Université, na França. OLEDs são usados em ecrãs digitais de dispositivos como televisores, monitores de computador, sistemas portáteis, como telefones celulares, consolas de jogos portáteis e PDAs.

3D
Enquanto os monitores comuns reproduzem gráficos tridimensionais na superfície 2D do ecrã, os monitores 3D aumentam a noção de profundidade, textura e volume dos objectos representados no ecrã. Exigem placas gráficas especializadas e, na maior parte dos modelos, óculos específicos também são necessários.

Holográfico
Através de uma base posicionada sobre a mesa, hologramas são projetados em um fluido disperso no ar, exatamente como nos filmes futuros. A imagem não necessita de nenhum meio sólido para ser projetada e alguns modelos exploram a interação do utilzador com a imagem, ou seja, e utiliza a sua mão como rato diretamente sobre os objetos no ar.
AMOLED
O nome AMOLED significa Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode, é um dos ecrãs mais recentes, os ecrãs AMOLED são capazes de ligar e desligar seus pixels três vezes mais rápido do que outras comuns, o que permite a exibição mais fluída de filmes com bastante movimentação de camara..Os ecrãs AMOLED contam com quatro camadas: uma de anodo, uma orgânica, uma de cátodo e outra com os circuitos, são capazes de ligar e desligar seus pixels três vezes mais rápido do que outras comuns, o que permite a exibição mais fluída de filmes com bastante movimentação de camara, TV e telemovel.

CRT:
-Vantagens-Longa vida útil, baixo custo de fabricação, grande banda dinâmica de cores e contrastes e grande versatilidade, pois pode funcionar em diversas resoluções, sem que ocorram grandes distorções na imagem.
-Desvantagens- As suas dimensões, elevado consumo de energia, efeito de cintilação, distorção geométrica.

LCD:
-Vantagens- Ecrã realmente plano, eliminando desta forma as distorções de imagem existentes no CRT, menos cansativo para a vista, menor consumo de energia, emitem pouquíssima radiação nociva (em alguns caso já não emitem de todo).
-Desvantagens- Angulo limitado a uma visão perpendicular (90º), Efeitos de arrasto nas imagens em movimento derivada da persistência do estado logico dos pixéis, Resolução inconstante, com perca de 50% nas imagens em movimento

LED:
-Vantagens- Melhor contraste e cores mais vivas que o LCD, Baixo consumo de energia eléctrica na ordem dos 60%, Melhor qualidade de imagem em comparação ao LCD e ao plasma, o contraste nunca é menor que 3.000.000:1, muito distante dos 1.000.000:1 do plasma e dos 30.000:1 do LCD.
-Desvantagens- A principal desvantagem do monitor LED, é o seu elevado custo de aquisição.

PLASMA:
-Vantagens- Mais luminosidade e contraste, mais qualidade das cores, grandes dimensões do ecrã, funciona bem em condições de forte luz ambiente.
-Desvantagens- Tamanho dos pixéis, risco de "Burn-in", consumo eletrico elevado (dobro do LCD).

Touch Screen:
-tecnologia touch screen permite que as pessoas operar computadores e outros dispositivos electrónicos, tocando uma tela de vídeo, ao invés de usar um dispositivo de entrada separado, como um teclado ou rato. É possível operar uma tela sensível ao toque usando uma caneta ou os dedos. Fabricantes de tê-los instalado em dispositivos que vão desde telefones celulares e agendas electrónicas de caixas automáticas (ATM). Tecnologia touch screen tem muitas vantagens e desvantagens. Simplicidade
-Tecnologia touch screen elimina a necessidade de um teclado ou rato separado, o que pode diminuir o tamanho total (e peso) de dispositivos como computadores e agendas electrónicas. Entre outras vantagens, isso elimina fendas ao redor botões onde sujeira e sujeira podem colectar. Ele também reduz o número de componentes separados, que podem, eventualmente, precisa de substituição. Ao contrário de um teclado, a tela sensível ao toque pode listar apenas as opções disponíveis em um determinado momento, o que pode permitir que o usuário tome uma decisão mais rápida.

