Impressoras

A primeira Impressora

Hoje em dia notamos a importância das impressoras no nosso dia-a-dia. Os seus mecanismos dão-nos a oportunidade de imprimir documentos com uma imensa facilidade e rapidez, esta ideia já vem desde as antigas máquinas de escrever. Desta forma, podemos perceber que a impressora foi uma espécie de evolução do antigo instrumento.


Chester Carlson e a Primeira Impressora
Chester Carlson e a Primeira Impressora

A primeira impressora da história foi desenvolvida em 1938, por Chester Carlson, um americano que inventou o processo de reprodução de imagens e textos por meio de máquinas fotocopiadoras. Em 1953 foi criada a primeira impressora de alta velocidade. A mesma foi utilizada no Uvinac, o primeiro computador comercial fabricado e comercializados nos Estados Unidos. De fato, as primeiras impressoras tinham um sistema que proporcionava a impressão dos caracteres por meio do impacto, realidade que resultava em impressões de baixa qualidade.


Impressora Margarida


Impressora Margarida
Impressora Margarida
Detalhe de uma roda de impressão da Margarida
Detalhe de uma roda de impressão da Margarida

A impressão em margarida é uma tecnologia de impressão de impacto inventada em 1970 pelo Dr. Andrew Gabar, na Diablo Data Systems. Ele usa elementos do tipo pré-formados intercambiáveis, cada um com tipicamente 96 glifos, para gerar uma saída de alta qualidade comparável às máquinas de escrever premium, como a IBM Selectric, mais duas a três vezes mais rápidas. A impressão em margarida foi usada em máquinas de escrever eletrônicas, processadores de texto e computadores desde 1972. A roda margarida é considerada assim por causa de sua semelhança com a flor da margarida.

Em 1980, as impressoras margarida tornaram-se a tecnologia dominante para impressão de texto de alta qualidade. Foram usadas impressoras de impacto, térmicas ou de linha matricial, nas quais foram exigidas maior velocidade ou impressão de imagem e a má qualidade de impressão foi aceitável. Ambas as tecnologias foram rapidamente substituídas para a maioria das finalidades quando impressoras baseadas em pontos - em particular impressoras a laser - que podiam imprimir qualquer caracter ou gráfico, em vez de ficarem restritas a um conjunto limitado de caracteres, tornaram-se capazes de produzir qualidade comparável. A tecnologia das margaridas é agora encontrada apenas em algumas máquinas de escrever eletrônicas.



História e Desenvolvimento

As impressoras foram evoluindo conforme o avanço da própria computação. Da mesma forma que foram surgindo computadores destinados a diferentes usos, também foram criadas impressoras destinadas a fins específicos. Apesar de muitas impressoras já serem anticuadas pela forma que imprimem, quase todas elas ainda têm o seu propósito. Existem vários tipos de impressoras e eu vou mostrar as suas características, o material com que são feitas as impressões e a sua tecnologia:

Impressora a Laser


Impressora a Laser
Impressora a Laser

Características: As impressoras laser são recomendadas para locais onde o volume de impressão é alto, por isso são mais comuns em empresas, escritórios, escolas e até hospitais.

Material: As impressoras a laser utilizam toner. Trata-se de uma tinta em pó, extremamente fina que quando é aquecido, acenta na folha, fixando a impressão.

Tecnologia: A impressora utiliza tecnologia a laser para gravar a impressão internamente, após isso o toner é borrifado em cima de cargas electrostáticas e grudam instantaneamente, resultando assim na impressão final.




Impressora Jato de tinta


Jato de Tinta
Jato de Tinta

Características: As impressoras jato de tinta são ideais para impressões de baixo volume, por isso são mais comuns em casas ou empresas pequenas.

Têm uma boa qualidade e velocidade de impressão, mas claro que são inferiores às impressoras laser.

Mas o valor do equipamento costuma ser menor, por isso são muito utilizadas no uso doméstico.

Material: Utiliza tinteiros pequenos, em relação a outras tecnologias, por isso possuem uma capacidade de impressão reduzida.

Tecnologia: Os tinteiros atiram gotas minúsculas de tinta sobre o papel, formando assim as imagens. Este processo de impressão faz com que o tempo de secagem da tinta seja mais longo e a impressão seja mais susceptível ao desbotamento.




Impressora Multifuncional


Impressora Multifuncional
Impressora Multifuncional

Características: São utilizadas para práticamente qualquer ambiente, desde empresas e escritórios até hospitais e universidades. Diferentes de qualquer outro tipo de impressora, as multifuncionais são equipamentos que possuem muitos recursos extras.

Elas são capazes de realizar cópias, escanear armazenamento digital e até enviar fax. Por essas serem tarefas muito comuns em empresas, esta impressora tornou-se popular rapidamente.

Material e tecnologia: Podemos dizer que as multifuncionais são equipamentos de impressão com funções adicionais, por este motivo a tecnologia de impressão depende do equipamento, podendo ser laser ou jato de tinta. Cada qual com os seus respectivos suprimentos.




Impressora Plotter


Impressora Plotter
Impressora Plotter

Características: As impressoras Plotter são utilizadas para impressões maiores, ou seja, a qualidade tem de ser excelente.

São comuns em empresas de engenharia, arquitetura e estúdios fotográficos.

Hoje em dia a tecnologia das plotters permite imprimir imagens em grande formato com qualidade fotográfica, por este motivo são usadas também na impressão de obras de arte.

Material: As plotters utilizam tinteiros, porém, como a alta qualidade e fidelidade das cores é essencial, os melhores equipamentos não ficam restritos às 4 cores do CMYK, e podem variar entre 6, 8 ou 12 cores.

Tecnologia: Também se utilizam da tecnologia jato de tinta, porém, não do mesmo jeito que as impressoras comuns. No caso das plotters a tecnologia é muito superior, devido as diversas cores de tinteiros e também a tecnologia avançada das cabeças de impressão.



Impressora 3D


Impressora 3D
Impressora 3D

Características: Impressoras 3D são capazes de criar desde objetos mais simples até os mais complexos.

Por este motivo, este tipo de impressora é usado nos mais diversos campos, como medicina, engenharia, etc..

Hoje em dia pode-se fazer fazer praticamente qualquer coisa, desde simples ferramentas, como um martelo, até construções complexas como carros.

Material: Os materiais utilizados mais comuns são os plásticos, porém, há impressoras que têm fusão a laser, nessas usam-se até metais como insumo.

Normalmente o plástico é bastante rigo e leve, apresentando um bom equilíbrio entre resistência e flexibilidade.

Tecnologia: Os objetos são impressos com camadas sobrepostas até serem moldados em sua forma final. Todo objeto impresso deve ter sido criado com um modelador 3D em um computador.





Impressora Térmica



Impressora Térmica
Impressora Térmica

Características: As impressoras térmicas são usadas para imprimir faturas fiscais e extratos bancários. São aquelas impressões em folhas amareladas que saem facilmente com o tempo.

Existem equipamentos que podem imprimir duas cores, preto e uma cor adicional (muitas vezes vermelho) aplicando calor a duas temperaturas diferentes.

O papel deste tipo de impressora é conhecido como papel térmico.

Material: O que imprime os caracteres no papel é a cabeça térmica, esse dispositivo não é tratado como um suprimento tradicional (que possui uma determinada carga e precisa ser trocado).

Tecnologia: A impressão ocorre com o aquecimento da cabeça térmica, que é pressionada contra o papel térmico. O papel escurece nas áreas queimadas, gerando a impressão.




Impressora Matricial


Cabeça de Impressão da Impressora Matricial
Cabeça de Impressão da Impressora Matricial
Impressora Matricial
Impressora Matricial

Características: A impressora matricial faz parte da categoria impressoras de impacto. Ela utiliza dois tipos de tecnologia. Uma delas, chamada de margarida, "vai buscar" a letra que se quer imprimir, faz lembrar uma máquina de escrever. O outro padrão liga pontos por meio de agulhas e, desta forma, é até possível obter pequenos gráficos e imagens. 

Material e Tecnologia: Para entendermos melhor por que a impressora matricial é também conhecida como uma impressora de impacto, basta entender o seu funcionamento: a impressão é feita por impacto, contra uma fita tintada que vai realizar a impressão no papel.

Contudo, diante de modelos mais modernos, rápidos e cheios de recursos, o primeiro impulso é considerar a impressora matricial como obsoleta. Afinal, ela foi um dos primeiros lançamentos do mercado. Mas esta é a apenas a primeira impressão, já que para algumas funções ela continua a ser útil.




Impressora de sublimação


Impressora por sublimação
Impressora por sublimação

Características: As impressoras de sublimação são um tipo de impressora que utilizam o calor para transferir a tinta sob a forma de gás para um papel especial, com cobertura de plástico, ou para materiais como alumínio, aço inox ou tecidos com no mínimo 90% de poliéster.

Material e Tecnologia: Estas impressoras utilizam cartuchos de tinta independentes, que são como fitas; essas fitas transferem através de calor, as imagens para o papel que está sendo impresso. Cada uma das quatro cores básicas (ciano, magenta, amarelo e preto) são impressas uma de cada vez, ou seja, toda a folha é impressa utilizando o negro, depois a folha é recolhida e é impresso o amarelo, e assim por diante. Isso eleva um pouco o tempo da impressão

Esta tecnologia é ideal para imprimir jogos e pinturas. Seu custo, todavia, é bastante baixo chegando a preços muitos baratos.

Clube De Programação
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora