Motherboard

O que é

A Motherboard ou Placa Mãe, é um componente de hardware que liga todas as outras peças, fazendo a comunicação entre elas.

Retrospectiva Histórica

O conceito da motherboard surgiu graças á primeira placa de circuitos. A primeira placa de circuítos foi criada por Paul Eishler em 1936. Paul Eisler deu um grande passo para os computadores de hoje em dia existirem. Anos depois, em 1948 a placa entrou em comercialização e em 1950 essa mesma placa entrou nos computadores.

Passado muito tempo, chegamos a 1981, este ano foi marcado pela primeira tentativa de fazer a primeira motherboard. A IBM foi quem tentou e nesse mesmo ano não conseguiu. Até que em 1982, o modelo XT foi criado pela IBM, assim foi inventada a primeira motherboard. 

Paul Eisler, o criador da primeira placa de circuítos
Paul Eisler, o criador da primeira placa de circuítos
A primeira motherboard, criada pela IBM
A primeira motherboard, criada pela IBM

A evolução da Motherboard

Com o sucesso da primeira motherboard, a IBM continuou as suas tentativas de melhorar este componente. Em 1983, a IBM anuncia um novo modelo de motherboard, o modelo AT, com barramento ISA de 16 bits. A IBM ao longo dos próximos anos foi sempre enovando e não descansou, pois 1986 foi criado o modelo Baby AT. 


Modelo Baby AT, criado pela IBM
Modelo Baby AT, criado pela IBM

IBM VS EliteGroup

Até 1986, a IBM era a maior fabricante de motherboards sempre inovando e diminuindo o seu tamanho para ter mais rapidez e eficácia, mas esse reinado não durou muito. Nesses anos, apareceu a EliteGroup que começou a ser rival da IBM e com isso mais motherboards foram surgindo. A EliteGroup tornou-se a maior fabricante de motherboards.

Ano Tecnológico

A partir da primeira motherboard, tudo mudou. O mundo inteiro ficou tecnológico e cada vez mais empresas queriam entrar no ramo dos computadores. Em 1989, uma das empresas mais famosas hoje em dia, foi criada, a ASUS.

Com a criação dessa empresa, outra empresa quis fazer história, a Intel cria o PPGA para integrar o Chipset na motherboard.

A importância da Intel

A Intel foi muito importante para esta história, pois ela criou o modelo de barramento PCI, o modelo ATX de motherboard e ainda criou novos modelos de motherboard como:

  • - Flex ATX
  • - Mini ATX
  • - Micro ATX

Evolução até aos dias de hoje

Um dos princípais objetivos das empresas no fabrico de motherboards, era torná-las mais pequena e rápidas. A Intel até agora tentou sempre fazer isso, sempre tentando melhorar as suas motherboards e tentado diminuir o seu tamanho. Hoje em dia, temos modelos de mini computadores criados pela Raspberry, chamados Raspberry Pi. Podemos ver uma grande evolução. 

A Intel em 2005 cinco decidiu redesenhar o design do modelo ATX. Em 2007, a Intel perdeu o posto da maior empresa em fabrico de motherboards, pois o seu novo modelo ATX viveu pouco graças aos seus componentes compativeis limitados, assim a ASUS assumiu esse posto quando criou a ASUS ROG Ranger. 

Raspberry Pi III
Raspberry Pi III
ASUS ROG Ranger
ASUS ROG Ranger

Motherboards nos dias de hoje

Nos tempos de hoje as motherboards evoluíram muito mesmo e cada vez mais empresas entram na competição de fazer uma motherboard mais potente que a das concorrentes. O Gaming foi ganhando mais valor e muitas das motherboards existentes são focadas para conseguir aguentas jogos cada vez mais pesados. Ainda hoje a ASUS é a maior das empresas. 

Motherboard Asus ROG Zenith Extreme X399
Motherboard Asus ROG Zenith Extreme X399

Para que serve?

A principal função da Motherboard é conectar todos os componentes internos (processador, disco, memória, placa gráfica etc.) e externos (monitor, rato, teclado, impressora) do PC.

O interior da motherboard contém portas onde todos os componentes internos se ligam:

- um único encaixe (socket) aloja o processador

Socket é o nome atribuído ao tipo de encaixe de um CPU (central processing unit). Os Microprocessadores possuem encaixes diferentes, seja porque são de fabricantes diferentes, ou apenas porque são modelos diferentes do mesmo fabricante. Para que uma MotherBoard aceite um CPU tem de possuir o mesmo socket ou então, o CPU não irá encaixar na MotherBoard. 


- várias encaixes (slots) permitem conectar vários módulos de memória RAM

- outras portas/conectores internos permitem ligar o disco rígido, o leitor de CD/DVD, através de cabos específicos

- uma entrada especialmente desenhada para o efeito recebe a corrente proveniente da fonte de alimentação

Voltadas para o exterior existem outras entradas, destinadas a conectar os periféricos:

- Suporte para cartões de memória

As motherboards variam muito, dependendo do tipo de componentes que suportam. Por exemplo, cada placa-mãe suporta apenas um único tipo de processador e uma lista limitada de tipos de memória RAM. Do mesmo modo, alguns tipos de placas gráficas, discos, ou outros componentes podem não ser suportados.

Para mais informação clique aqui.

                   Dicas para a motherboard

Como sabemos, as avarias podem ser divididas em 5 partes:

  • "O computador não liga"
  • "O computador liga, mas não mostra nada"
  • "O computador liga, mas encrava"
  • "O computador passa a vida a reiniciar"
  • "O compuatador funciona, mas alguns componentes não"

A motherboard pode ser a razão de dois desses cinco problemas, então podemos ver que a motherboard é um componente muito importante. Agora vamos indicar algumas dicas para a sua motherboard não se danificar.

Caso o seu computador esteja sempre a reiniciar, uma motherboard danificada pode ser o motivo disso acontecer. Sendo ela um componente importante, há que ter um cuidado para não a danificar, portanto, verifique se a motherboard está bem limpa e sem nenhum condensador danificado.

Com uma motherboard danificada, pode acontecer algo pior do que o computador passar a vida a reiniciar, ele pode nem chegar a ligar. Se isso acontecer leve o computador a um técnico para ele ver o que se passa e pesquise muito bem qual a próxima motherboard vai comprar.

Aqui está um link com dicas de qual motherboard comprar:https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/07/como-escolher-uma-placa-mae.html 

Ultima vez editado - 2/06/2020

Clube De Programação
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora